Daniel Barros, COO da Claro: o esporte no ambiente empresarial

26 de outubro de 2023

Daniel Barros, COO da Claro: o esporte no ambiente empresarial

compartilhe

Por Tatiana Barros 

Os benefícios das atividades físicas para a saúde são evidentes, e eles se estendem também ao ambiente de trabalho, onde sua prática impacta diretamente a economia, a produtividade e os lucros das empresas, além de melhorar a qualidade de vida. Muitas organizações estão reconhecendo essa relação e estão se esforçando para oferecer opções que incentivem os colaboradores a se engajarem em atividades esportivas, tanto nas próprias instalações da empresa quanto por meio de parcerias externas.

A corrida, por exemplo, é uma atividade que não apenas aumenta a disposição no cotidiano, mas também fortalece o espírito de equipe entre os funcionários. Além disso, ao promover a saúde, a empresa demonstra seu compromisso com o bem-estar de seus trabalhadores, desempenhando seu papel social de promover a boa forma física e o equilíbrio mental de toda a equipe.

Outro benefício fundamental é a significativa redução das faltas devido a doenças e licenças prolongadas. A monitorização regular da saúde contribui para a prevenção e facilita o diagnóstico precoce e preciso de doenças graves. Recentemente, tivemos uma entrevista esclarecedora com Daniel  Barros, COO da Claro, sobre esse tema. Confira abaixo:

Daniel Feldmann Barros

Time O2: Olá Daniel, é um prazer conversar com você! Como a Claro tem promovido o atendimento aos funcionários que participam das corridas de rua? Há a oferta de suporte específico ou incentivos para a prática esportiva?

Daniel: A Claro acredita que a atividade física, além de ajudar na saúde, pode contribuir para melhorar o rendimento profissional e pessoal de seus colaboradores. O grupo já tem essa prática há 15 anos, mas em 2015 deixamos o programa ainda maior com a criação do Claro Running. Acreditamos que a corrida e caminhada são as práticas esportivas mais democráticas em que nossos colaboradores possam se engajar. O Claro Running tem o intuito de despertar o gosto pela corrida e caminhada e incentivar os colaboradores para que possam colocar essas atividades em sua rotina semanal, melhorando o bem-estar. Atualmente, o programa atende algumas das maiores cidades em que temos operação.

Time O2: Qual é o papel das empresas parceiras Ativo e O2 na promoção da corrida de rua para os funcionários da Claro?

Daniel: Essas parcerias são muito importantes para o nosso programa, pois contribuem para a adesão de muitos corredores, uma vez que compreende a inscrição em várias provas, em diversas cidades – além de serem eventos com excelente organização.

Time O2: Como a Claro avalia o impacto dos eventos da Ativo e da O2Corre na melhoria do clima organizacional?

Daniel: As provas são um momento de integração grande entre os colaboradores. Muitas novas amizades e trocas sobre o esporte começam nos dias das provas e também durante a preparação para os eventos.

Time O2: A Claro tem observado melhorias na saúde dos funcionários que participam das corridas promovidas pela Ativo e pela O2Corre?

Daniel: Sim, temos muitos relatos de colaboradores que mudaram de estilo de vida a partir da participação nas corridas. Temos até uma série de vídeos chamada “Running mudou minha vida!”, onde colaboradores contam suas histórias com o esporte e relatam como as provas subsidiadas pela Claro ajudaram impactaram positivamente a saúde e o bem-estar de cada um.

Time O2: Quais tipos de eventos ou programas a Claro tem promovido em parceria com a Ativo e a O2Corre para seus colaboradores?

Daniel: Nosso foco está nas corridas de rua. Temos um calendário anual com a Ativo para participação em eventos organizados em diversas cidades em que estão presentes e em que também temos o Claro Running.

Time O2: Qual é a percepção dos funcionários em relação aos eventos de corrida, e como isso contribui para o ambiente de trabalho?

Daniel: A melhor possível: o pessoal se levanta muito cedo em um domingo para correr ou caminhar de 5 a 10 km e chegam com sorriso enorme no rosto. Na semana seguinte essas pessoas estão orgulhosas e com muita história para contar sobre o novo desafio vencido. Essa energia é contagiante.

Time O2: Como a Claro mede o sucesso e o impacto dos programas de corrida em parceria com a Ativo e a O2Corre em relação à melhoria do clima organizacional e da saúde dos funcionários?

Daniel: O sucesso é medido a cada prova com o aumento de participantes e o pedido de novas cidades para fazer parte do programa. É normal vencermos como empresa que mais leva participantes para as provas do Circuito das Estações – sinal que estamos no caminho certo.

Time O2: Para finalizar, quais as próximas provas em vista do Claro Running?

Daniel: Nosso próximo destaque será o Revezamento Pão de Açúcar, que acontece agora em novembro. Já temos confirmada a participação de 1.000 colaboradores que estão se preparando para lotar o Ibirapuera com as camisetas vermelhas que representam nosso grupo.

Em conclusão, o incentivo à prática esportiva por parte das empresas não apenas beneficia a saúde e a produtividade dos funcionários, mas também promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável. Henrique Cesar Del Bem, diretor de planejamento e vendas na empresa Norte MKT, líder no segmento de projetos culturais e esportivos, compartilhou suas perspectivas sobre essa abordagem ao afirmar: “A Norte Marketing, sempre busca empresas que compartilham da visão de que a saúde e o bem-estar são cruciais para um ambiente mais colaborativo e saudável. A Claro, com a iniciativa Claro Running, mostra muitos pontos aderentes com a nossa filosofia e, portanto, foi um caminho natural para nós essa parceria, que já se apresenta muito sólida.” Essa colaboração entre empresas que valorizam o bem-estar de seus colaboradores não só melhora o ambiente de trabalho, mas também ressalta a importância de cuidar da saúde e do equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Henrique Del Bem

 

compartilhe